☽★☾ Grimório da Luna

Um blog dedicado a orientação de iniciantes e praticantes solitários da wicca. Blessed be!

Esbat: A magia da Lua Azul



  Primeiro vamos entender o que é a lua azul, porque muita gente ainda não compreende bem o seu significado.

  Cientificamente falando o termo lua azul, se refere comumente à segunda Lua Cheia que ocorre num mesmo mês. A freqüência de acontecimento, é de 1 vez a cada 2 anos ou 3 anos. A última lua azul ocorreu em 31 de dezembro de 2009. A próxima lua azul deverá ocorrer agora dia 31 de Agosto de 2012 e só em Julho de 2015 está previsto a ocorrência de uma nova Lua Azul. O nome Lua azul remonta ao século XVI quando as pessoas notavam que a segunda lua em um mês tinha uma coloração mais azulada, embora hoje em dia saibamos que a lua só adquire coloração azulada num fenômeno ótico relativo ao próprio satélite que ocorre de 400 em 400 anos. Entretanto entre os celtas, por exemplo, a lua excedente do ano era chamada de lua do vinho porque geralmente ela ocorria antes da lua do sangue e por isso teria o mesmo aspecto de sua sucessora.

  Na comunidade pagã, as origens do significado de uma lua azul podem variar. No entanto, a grande maioria com certeza, acredita que a segunda lua cheia detém o conhecimento da Deusa avó (deusa no aspecto de velha mãe) (ou Crone) e contém, portanto, 3 vezes mais sabedoria e poder. Isto pode estar associado com a Deusa em suas 3 formas porque ela seria ao mesmo tempo solteira (virginal), mãe e idosa. Também pode ser associada em alguns ritos ocultistas com as 3 naturezas do ser como Mente, corpo e espírito. Em outras tradições pagãs a Lua Azul é vista como a transição da Avó ou Crone para o nível Divino da existência. Ela torna-se uma expressão da evolução da sabedoria, bem como um exemplo do ciclo de vida.
Outra opinião é que a lua azul representa um tempo de comunicação intensa ou mais clara entre nosso ser físico e nosso ser Divino. Muitas vezes, a energia do Divino é visto na forma de Deusa avó ou a Deusa Crone. Também pode ser visto como um elo entre o físico e o espiritual, tornando a comunicação com o espírito mais fácil. 

 Qualquer que seja a tradição é unanime o poder da lua azul. É um momento poderoso e auspicioso para trabalhar o eu interior, a religiosidade, a intuição e potencializar os poderes psíquicos, além de ser uma ocasião ideal para quem está pensando em realizar o ritual de iniciação.

Ritual: O ideal é que hoje vocês busquem algo que realmente precisam. Se você estiver em busca de um amor, de sabedoria, de prosperidade, enfim, todo ritual terá 3 vezes mais poder durante essa lua. Você deve decorar o altar e o recinto com símbolos do que você deseja alcançar. Recomendo entretanto, que vocês demarquem o circulo com treze velas (representando as 13 luas cheias), sendo que no perímetro do circulo ficarão doze velas e no centro do circulo você colocará aquela que representa a lua azul. Algumas pessoas preferem colocar todas as velas brancas ao redor do circulo e no centro uma vela azul, eu pessoalmente gosto de colocar velas coloridas representando a essência de cada uma das 13 luas, ficando assim: vermelho, azul-claro, verde escuro, roxo, preto, branco, verde-claro, rosa, laranja, amarela, marrom e branco novamente, ficando a vela azul escuro no centro do circulo. Comecem o ritual como de costume, com todas as preparações pré-rituais que já estão acostumados e com a abertura do circulo e as invocações. É bom iniciar com um agradecimento de tudo que já alcançou com a ajuda da deusa nos esbats anteriores, algumas pessoas fazem isso com um poema, mas uma simples oração de agradecimento já terá um poder enorme. Peça a deusa também que o ilumine e que lhe transmita força, sabedoria, proteção e longevidade. Feito isso você pode agora realizar o ritual de sua escolha que pode ser de qualquer área da vida espiritual ou material em que você esteja precisando. Um sortilégio bem interessante para ser realizado durante o esbat é o pote dos desejos, na verdade não é bem um pote, é mais um vidrinho ou uma garrafinha de vidro se preferir. Se puder pinte o vidrinho de azul e o enfeite de acordo com sua imaginação, durante o ritual você deverá escrever pedidos que você deseja muito que aconteçam antes da próxima lua azul, enquanto escreve visualize os seus desejos se tornando realidade, tenha fé em tudo que você faz, feito isso eleve o pote a luz da lua e diga algo como:
“ Lua Azul desejos vou lhe enviar                                                                                  
Que a Deusa Mãe ouça os meus pedidos
Os desejos, objetivos e sonhos que aqui tenho estão
Atribuidos do meu poder, do poder de tudo que me cerca e do seu poder divino
Em dois anos de tempo verei resultados desses desejos atraídos até mim
Neste frasco os depositarei
E selarei com magia de amor e confiança
Que agora se manifesta na sua luz divina que irradia sobre mim
Que assim seja”
O frasco deverá ser lacrado e permanecer discretamente em seu altar até a próxima lua azul, onde você poderá deslacrar, ler os pedidos em voz alta e agradecer por suas conquistas obtidas e voltar a fazer o ritual no mesmo recipiente. Esse esbat também é muito propicio para a realização de elixires lunares, onde você pode escolher a opção que eu demonstrei no esbat desse mês aqui.
Concluido o ritual que vocês escolheram fazer terminem o esbat como de costume, agradecendo e fechando o circulo. Seria bom deixar no altar como oferenda um cálice de vinho, essa noite também é propicia ao contato com elementais e seres místicos, deixar oferendas para eles como frutas também seria uma boa escolha. Se você é adepto da Fairy Wicca ou gosta de ter contato com o povo das fadas, experimente deixar uma maça ou mel com um pequeno pedido no seu jardim, elas de certo aprovarão sua ação ;)
Bom, isso é tudo. Tenham uma lua azul abençoada ;)

Nota: Alguns covens tem uma tradição de realizar um banquete nessa noite regado a vinho e bolos em honra as deusas e sua sabedoria, fica a seu critério como bruxo solitário realizar o banquete.

11 comentários:

Olá luna adorei a postagem , tenho certeza que essa noite será uma noite repleta de encanto e magia cercada com uma poderosa aura mágica! Obrigado pelo post!
Paulo

 

Mais uma vez aqui querida Luna para sugerir uma nova postagem. Seria interessante se você falasse um pouco sobre as fases da lua e sobre como usar os planetas a favor da magia pois sabemos que os planetas e a lua podem influenciar de maneira positiva nos nossos desejos e comunicação com a grande Deusa e o Deus.
Paulo

 

Olá Paulo!
Obg e sugestão anotada ;) Na verdade ñ sei se vc já percebeu mas eu sigo uma certa ordem de desenvolvimento dos posts. Em breve eu quero escrever sobre poções e feitiços, mas antes tenho que escrever mais um pouco exatamente sobre os horários e dias planetários, entre outros principios fundamentais.

 

ola novamente e brigada pleo post maravilhoso!
Gostaria muito de fazer um Esbat, mas sou totalmente inciante, mas tenho muita vontade de aprender e ouvir.
Nessa lua azul queria fazer algo para poder me ajudar, todos os dias agradeço pelas coisas que estou conseguindo, queria agora começar a fazer rituais mais sérios e de maneira correta, gostaria de conhecer alguém de são paulo capital que ira fazer o Esbat desta sexta feira,se eu pudesse participar e aprender eu ficaria muito feliz.
Desejo ter conhecimentos e ser mais sábia.Obrigada.
contato: jennydoukan@gmail.com

 

ola Luna
na wicca existe algum ritual de limpeza que fazemos para diminuir nosso karma? Acho que meu Karma é muito pesado em todos os sentidos queria um ritual para que minha vida se tornasse um pouco mais fácil PLS!! Ah o blog tem me ajudado muito sou muito grata a vc por esse espaço e pela linguagem objetiva e simples e sem mistérios como também é a wicca.

 

Doukan com um pouco mais de estudo para compreender a base da religião e das práticas vc já poderá realizar rituais como esbats e sabbats. Já enviei um e-mail explicando td direitinho ^^
Mas como a lua azul é uma data muito especial te recomendo que faça o potinho dos desejos e uma oração a deusa a luz da lua pedindo que ela ilumine seu caminho e seus estudos, q tal? ^^

 

Arven, meu bem, karma é uma palavra muito forte q vem de algo q está muito acima de alguma coisa q nós possamos fazer, pq ele implica na reação a alguma ação, ou seja é uma lei universal.
Talvez vc possa me enviar um e-mail com o q está acontecendo e o pq vc acha q isso tem a ver com karma, talvez vc esteja só confundindo termos ;) luna_wicca@yahoo.com aguardo seu e-mail, bjus

 

ola luna wiccanos acreditam em anjos? ja vi varios wiccanos venerando os anjos e arcanjos tire-me essa duvida por favor!

 

Meu bem a questão é polêmica mas tenho q dizer q em anjos como os descritos na religião cristã ñ. Até pq vai contra nossas crenças pagãs, porém existem pessoas q misturam bruxaria e esoterismo com a religião Wicca. Na religião wicca acreditamos em elementais, seres misticos e etc, mas ñ em anjos.

 

Olá Luna como vai? Bom, espero que bem. A magia sempre me interessou desde pequena me sinto ligada a isso e olha que não tenho ninguém que acredita nas coisas que eu acredito. O por isso digo sempre à eles "Só porque nunca viu, não quer dizer que não exista". Bom vamos direto a minha dúvida ou sugestão de próximo post já que o assunto é lua rs. Hmm.. tenho uma grande paixão por sereias e sei que elas são totalmente diferentes dos filmes e tal.. Queria que falasse um pouco sobre elas já que quando eu era mais nova eu vivia na caça de rituais para encontrá-las ou até me tornar uma rs. E também tenho um tremendo pavor de lobisomem fale sobre também se puder. Vai que mata a minha bicha. rs Boa noite Luna!
Grata desde já, Carol.

 

Olá Luna...Acho que você já está sabendo da Lua de Sangue que vai acontecer da qui à 4 dias (15 de abril de 2014). qUERIA SABER SE VC JÁ VIU A LUA AZUL???? Você já fez o ritual????