☽★☾ Grimório da Luna

Um blog dedicado a orientação de iniciantes e praticantes solitários da wicca. Blessed be!

Imbolc - A promessa da primavera (01 de agosto)



  Imbolc, também conhecido como Imbolg, Oímealg, Oimelc ou Candlemas é realizado entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera que no Brasil se dá em 1º de agosto. Esse festival de origem celta é um festival agrícola do fogo, porém sua ênfase está mais sobre a luz do que sob o calor, pois uma pequena centelha de luz começa lentamente a romper a escuridão do inverno nos levando lentamente a alegria primaveril.

  O significado desse festival pode ser tirado de seu próprio nome, literalmente. Oímealg ou Oimelc significa o período de lactação das cabras, ovelhas e vacas, o que para o povo antigo era um sinal abençoado de que o inverno estava findando e a primavera se aproximava. Já Imbolg ou Imbolc significa no ventre, o que faz uma correlação com a gestação da terra, uma avivamento do ano, os primeiros estímulos da primavera no útero da mãe terra. Portanto esse festival tem como objetivo comemorar o fim do inverno e o despertar da vida na primavera.

  Imbolc também é um festival dedicado a uma deusa, Brigid (Brigida, Brigit ou ainda Brighid) a deusa do fogo, da cura, da poesia, da fertilidade, das artes e das fontes sagradas que é homenageada como “a noiva do sol”. As lendas celtas descrevem-na como a Deusa em sua apresentação de Donzela tocando, com seu Bastão Mágico, a terra congelada pelo Cajado da Anciã, despertando-a para a vida e aumentando a luz do dia.

  Esse é um festival marcado pelas transformações energéticas e assim como a mãe terra temos de acompanhar essa mudança, então é um momento propicio para se fazer planos e projetos felizes para o futuro, promover uma verdadeira renovação espiritual e material na sua vida, porque esse é o intuito de Brigid: espalhar alegria e iluminar nossos caminhos!

Comemoração em coven:
Geralmente esse sabbat é comorado ao ar livre ao entardecer, os membros dos covens geralmente se reúnem em volta de uma pequena fogueira que homenageia Brigit. O começo do ritual é mais curto e mais alegre que em outras ocasiões, geralmente ele começa com todos os membros dançando e cantando em honra a deusa que agora começa a transformar as trevas em luz, em vida. Geralmente depois disso é preparado o leito de Brigit pela grã-sacerdotisa, o leito de Brigit consiste em depositar um feixe de aveia ou trigo vestido como uma mulher em um cesto ao lado de um pedaço de madeira de formato fálico, depois se acendem velas ao lado do cesto e todas as mulheres gritam juntas: Seja bem vinda Brigit! Geralmente o coven encena a deusa tripla, onde três jovens do coven representam a deusa em seus aspectos: donzela, mãe e velha. O grão sacerdote faz então uma exortação da importância do sabbat e a donzela que representa Brigit segue no ritual onde ela sai varrendo o circulo, banindo assim as más energias para que novas e boas energias possam entrar. Os rituais que se seguem variam de tradição para tradição, mas geralmente esse ritual se encerra com o banimento simbólico do inverno, as boas vindas a primavera e um banquete em honra a Brigit.

Comemoração Solitária:

Decoração:
Como esse é um festival que estimula transformações, a manhã de Imbolg é ideal para que você realize uma faxina em casa (a tradicional faxina da primavera) se livre de tudo que você não usa ou não quer, lembrando sempre de doar aquilo quer for possível, limpe bem a casa para receber as bênçãos da deusa que se aproxima, ao término da faxina acenda um incenso de sândalo, cravo ou canela para purificar espiritualmente a casa para as bênçãos da deusa. Também é uma tradição fazer uma cruz de junco ou palha que é chamada de cruz de Brigit, essa cruz deve ser feita e colocada na entrada da sua casa ou na entrada da cozinha para que se dê as boas vindas as bênçãos da deusa. Não é muito fácil de fazer, mas também não é difícil:

A cruz de Brigit


Obtenha pelo menos 12 peças de junco ou palha (16 é melhor). 

Pegue o caminho mais curto e mantenha na vertical.


Pegue um canudo segundo e dobrá-lo no meio.


Wrap segundo palha ao redor da palha primeiro no centro para que ele abra a sua direita.


Puxe-o apertado.


Gire a montagem em 90 graus sentido anti-horário. 


Segure-o no centro onde os canudos vêm juntos.


Pegue um canudo de terceiros e envolvê-la em torno da palha de segunda para que seja aberta a sua direita. Puxe-o bem apertado.

Gire a montagem em 90 graus sentido anti-horário, segurá-lo no centro onde os canudos vêm juntos.


Pegue um canudo quarto e envolvê-la em torno da palha de terceira para que ele abra a sua direita. Puxe-o apertado.

Gire a montagem em 90 graus sentido anti-horário, segurá-lo no centro onde os canudos vêm juntos.
Pegue um canudo quinta e dobrá-lo ao redor do quarto de palha para que ele abra a sua direita. Puxe-o apertado. 

 
Repita este processo pelo menos até 12 palhetas são usados. 

 

Você sempre estará adicionando um canudo no topo de modo que se abre para a direita e depois virando o conjunto inteiro de 90 graus sentido anti-horário, e de repetição ("Dê à direita, virar à esquerda").
 

Fixe as extremidades dos braços da cruz com barbante, elástico, fita, etc, e aparar as extremidades das palhas de modo que eles são mesmo.

  Também é comum enfeitar a casa com flores frescas, para lembrar que a primavera este por vir, plantar alguma árvore frutífera ou mesmo uma flor e fazer um pedido de um plano a longo prazo para que assim como aquela planta que irá crescer seu plano também desabroche numa primavera. Você também pode acender velas laranjas nas suas janelas e deixa-las acesas até o amanhecer (por isso esse festival também recebe o nome de Candlemas, festival das luzes). 

  É também uma tradição desse festival confeccionar uma boneca de Brigit ou uma boneca noiva como alguns dizem, para que se possa fazer o leito de Brigit como eu expliquei na celebração em coven.

Ritual:
  Antes de tudo quero fazer um parêntesis aqui, como esse sabbat está correlacionado com a deusa Brigit e o esbat de agosto também é dedicado a ela vocês podem tranquilamente adiar esse sabbat para o dia 02 de agosto que será o dia do esbat de agosto em 2012 e realizar os dois rituais num só dia, já que para algumas pessoas ficaria complicado realizar dois rituais em dias seguidos, fica a escolha de vocês.

  Bom o ritual começa como de costume com  a purificação do local, purificação de si mesmo, abertura do circulo, invocação dos elementais e dos deuses.  O seu altar deve estar enfeitado com as flores frescas e um cálice de leite, no centro do seu circulo coloque o seu caldeirão cheio de água com uma flor branca boiando dentro do caldeirão, ao redor dele coloque como se fosse uma coroa treze velas laranjas ou vermelhas (a outra opção é vc fazer uma coroa real com as treze velas para ser posto sobre a sua cabeça, porém como sei que vcs vão realizar sozinhos tenham muito cuidado se forem escolher a opção da coroa ok?) e coloquem sua vassoura mágica próxima ao altar. Comece a celebração com uma oração a Brigit segurando e erguendo o cálice de leite, embora as orações feitas de coração sejam sempre as preferíveis aqui tem uma de exemplo que é bastante usada:
"Abençoada seja, a Senhora do fogo!
A Deusa da luz e da sapiência,
Forja ardente que transforma o ferro em aço,
Protegei seus filhos com benevolência.
A Mãe que irradia a promessa
No ventre sagrado à luz renovada
Esteja entre nós nesta roda solar
Iluminando-nos com sua chama sagrada.
O doce mel que purifica nossa alma
Despertai a alegria do coração,
Com o hidromel, o néctar dos Deuses.
Salve Brighid amada, pela divina inspiração!"

  Beba um pequeno gole do leite em reverência e o ofereça como uma oferenda, se vc estiver ao ar livre derrame o leite sobre o solo, se vc estiver um local fechado coloque o cálice com o leite de volta no altar. Agora você pode fazer alguma homenagem a deusa, recomendo que você leia uma poesia feita para ela, cante ou dance, faça com que a deusa seja bem vinda. Agora você pode fazer se desejar um ritual de banimento de energias negativas, um ritual de fertilidade, consagrar seus instrumentos e tudo mais que possa estar ligado ao significado deste sabbat . Uma sugestão simples é pegar sua vassoura mágica e dizer algo como: “Grande Deusa que suas bênçãos desçam sobre mim, que assim como eu varro esse circulo nesse momento que a senhora varra de minha vida as energias negativas, que a senhora toque com seu bastão abençoado em todos os campos da minha vida e assim se faça luz em todos os aspectos e felicidade em todas as áreas” Enquanto diz isso você varre o perímetro do circulo para expulsar as energias ruins que serão purificadas pela deusa. Você pode tentar também fazer divinação com a água do caldeirão. Terminado o ritual de sua escolha, você irá coroar a noiva, a deusa do fogo. Não importa qual das coroas tenha escolhido, a do caldeirão ou a sua própria coroa o procedimento é o mesmo. Acenda as velas uma por uma dizendo sempre: Bem vinda seja ó deusa! Ao fim quando acender todas as velas diga: “como símbolo eu te coroei oh Grande e amada deusa, para que reines sobre a terra em bondade e alegria, Bem vinda seja!” Encerre o ritual como de costume e se possível realize um banquete em honra da deusa com iguarias derivadas principalmente do leite.

  Tenham todos um sabbat abençoado e que a promessa da primavera preencha todos os lares e lhes traga felicidade, harmonia, amor e paz, bênçãos a todos!

0 comentários: