☽★☾ Grimório da Luna

Um blog dedicado a orientação de iniciantes e praticantes solitários da wicca. Blessed be!

Esbat de julho - Lua do Lobo



 Este esbat também conhecido como lua de inverno, lua das sereias, lua casta e lua de neve representa as águas da terra que agora ficam presas sob a geada do inverno que está sobre nós. É um esbat ideal para realizar trabalhos em grupo e esforços conjuntos, pois favorece a união dos seres e a unidade (assim como antigamente no inverno os indivíduos dos clãs ficavam mais próximos um do outro para se aquecerem, fique mais próximo do seu “clã” para esquentar seus sentimentos). Apesar de ser uma época que favorece o trabalho em grupo este esbat também é um momento de pausa, interiorização, reflexão e transmutação do você mesmo, para que você possa se tornar verdadeiramente uma parte do todo. Equilibrar você mesmo, pois esse é um período de transição entre a luz e a escuridão.


  O nome desse esbat é ligado ao lobo, pois ele é um animal de poder ligado aos mistérios lunares, que fortalece, estimula e aguça os nossos sentidos, além de nos ensinar a viver em harmonia com a natureza e a compreender o sentido da vida. Ao uivar para a lua, simbolicamente, o lobo nos conecta à novas idéias, ocultas sob a mente consciente. A transformação em lobo é um dos temas preferidos de várias lendas irlandesas e populares também. Representa o contato com o lado sombrio da alma que desperta os instintos básicos do homem.


Ritual do esbat: Iniciem o ritual como de costume, vocês podem demarcar o espaço do circulo com velas brancas ou roxas, ou ambas alternadas. No centro do circulo acendam uma vela branca dentro do caldeirão simbolizando a chama da vida que ainda queima dentro da terra mesmo no inverno, a chama que permanece acesa mesmo na escuridão. Invoquem os deuses e os elementais, comece agradecendo aos deuses pelos seus projetos que vem dando certo (esse esbat é ideal para se tratar de projetos que envolvam a vida em sociedade, como por exemplo no trabalho ou um projeto em grupo e etc), agradeça também pela promessa de luz que está por vir, da transformação que virá na primavera e peça para que essa transformação também aconteça em você e que você evolua e se renove. Sente-se na frente do caldeirão e medite um pouco sobre seus projetos, o que vem dando certo, o que vem dando errado, se você não tem nenhum projeto ainda essa é a hora de começar a pensar em um. Escreva todos esses projetos numa folha e guarde dentro de um envelope em local bem escondido para que na próxima lua do lobo você possa avaliar seus projetos e resultados. Esse esbat é ideal para feitiços e rituais que envolvam qualquer tipo de harmonização social, transformação e etc. Após essa meditação vocês podem realizar um desses feitiços ou rituais conforme sua necessidade.  Terminado isso você pode encerrar o ritual como de costume.

Sugestão de feitiço de harmonização para esse esbat:  Esse feitiço tem como intuito aproximar e harmonizar um grupo familiar ou de amigos. Para ele você vai precisar: 1 Vela prateada, Mel, Açúcar, Papel virgem, Lápis, Uma maçã bem vermelha, Um galho de arruda, Um copo de água, Um pires, Um incenso de qualquer aroma (o que mais agradar!) Recorte um pedaço de papel com uns 20cm por 7cm. Sentado(a) sob a luz da lua, escreva no papel à lápis, nome das pessoas que quer unir, seja da família ou do grupo de amigos, enfim, as pessoas envolvidas em seu desejo de união. Coloque o papel escrito no pires e sobre ele ponha o copo d’água. Faça com que a água esteja de tal forma que possa receber diretamente a luz proveniente da Lua. Coloque uma colher de chá de açúcar e outra de mel na água, e mexa suavemente. Acenda a vela fazendo a maçã de candelabro. Acenda também o incenso e fixe-o na maçã. Deixando tudo perto do copo com água. Ore a deusa pedindo harmonia, com a imposição das mãos sobre todo material. No dia seguinte, dobre sete vezes o papel em que escreveu o nome e coloque-o no interior do copo d’água. Deixe-o aí por uma semana. A maçã, deixe num jardim ou vaso. Passada a semana, com o ramo de arruda, jogue a água por todo o ambiente onde a família habite ou onde o grupo se reúne.

0 comentários: