☽★☾ Grimório da Luna

Um blog dedicado a orientação de iniciantes e praticantes solitários da wicca. Blessed be!

Esbat fevereiro - Lua da colheita



  Também conhecida em algumas tradições como lua do milho ou lua da busca do conhecimento, esse esbat marca justamente a época da primeira colheita, tempo de colhermos tudo que plantamos, nos abastecer interna e externamente.
   
  Esse é um esbat para aguçarmos nossa sabedoria, para buscarmos a sabedoria oculta dentro de nós, até por isso em muitas tradições esse esbat é dedicado a deusas protetoras da sabedoria como Atena.

  Ritual do esbat: Antes do ritual prepare um chá de artemisia, alecrim ou então separe algumas amêndoas para o ritual. Vocês já devem saber os procedimentos antes de todos os rituais (escolha do lugar, purificação e etc). Nessa noite especialmente vc pode decorar seu altar com flores que simbolizam a sabedoria como a flor de lótus ou a orquídea, você também pode optar por enfeitar o altar com folhas de louro. Você pode demarcar o espaço do circulo com velas amarelas ou brancas, representando a sabedoria. Você pode abrir o circulo como de costume, fazer a invocação aos Elementais e aos deuses (nesse caso seria bom você invocar o aspecto da deusa representado por uma deusa da sabedoria como Atena).Faça uma oração a deusa pedindo sabedoria ou um conselho em alguma situação.
   
  Agora eu deixo a dica de um ritual para busca de sabedoria: Você vai precisar de 9 Velas brancas ou amarelas (que devem ser usadas ao redor do circulo demarcando o mesmo), uma pedra que represente sabedoria (pode ser uma ametista, um quartzo azul e etc.), azeitonas (nesse caso vc não irá necessitar das amêndoas ou dos chás), azeite de oliva, folhas de oliveira (as folhas de oliveira podem ser substituídas por folhas de louro), 1 pena (de preferência de coruja), alecrim, um saquinho de pano branco ou amarelo, um cordão prateado e vinho tinto (pode usar suco de uva concentrado). 
  Visualize Atena a Senhora da Sabedoria. Veja-a vestida de branco com armadura e capacete, sua lança e a coruja pousada em seu ombro. Converse com a Deusa, diga de seus esforços no estudo e peça a Ela que aumente sua capacidade de memorização, sua capacidade de compreensão e de raciocínio. Também peça a Ela que conceda a você a capacidade de comunicar com clareza e precisão seu conhecimento. Por fim, peça a Ela tranqüilidade, calma e perseverança nos seus aprendizados. A cada pedido faça uma pausa e escute o que a Deusa vai te aconselhar. Veja que a Deusa Athena manda sua coruja pousar em você e quando ela sai de seu ombro deixa uma pena. Você pega a pena. A Deusa sopra a energia Dela no cristal e entrega a você. Ela beija sua testa e você sente a energia dela em você. Sua testa brilha com a energia da Deusa. Pegue os materiais do feitiço e coloque a pena, os cristais e as ervas dentro do saquinho, energize colocando na testa, passando ao feitiço a energia que você captou da Deusa Athena e amarre com 4 nós (para concretização). Trace um pentáculo de invocação da Terra sobre o saquinho com o azeite de oliva. Coma algumas azeitonas ritualmente, agradecendo a Deusa e faça oferenda de algumas sobre a Terra. Consagre beba o vinho, ofertando um pouco para a Terra. Agradeça aos deuses pela presença e pela ajuda e também aos Elementais. Encerre o circulo como de costume. Use o saquinho sempre perto de você, especialmente quando você estiver estudando ou testando sua sabedoria em algo. Esse saquinho pode ser reenergizado no esbat do ano que vem e guardado por bastante tempo.
  
  Para aqueles que vão optar por outro ritual de sabedoria, basta seguir a mesma linha: Abrir o circulo, fazer as invocações, fazer uma oração de sabedoria, realizar o ritual escolhido (esse esbat é bom não só para buscar a sabedoria, mas também para fortalecer as amizades), comer as amêndoas ou tomar o chá consagrados em honra da sabedoria dos deuses e encerrar o ritual como de costume. Isso é tudo, tenham um esbat abençoado e que os deuses iluminem suas mentes com a luz da sabedoria.

0 comentários: