☽★☾ Grimório da Luna

Um blog dedicado a orientação de iniciantes e praticantes solitários da wicca. Blessed be!

As velas e a magia




 As velas sempre foram utilizadas para dar luz e claridade, não apenas em lugares, mas principalmente com finalidades mágicas ou espirituais. As velas são usadas em quase todos os rituais, feitiços e práticas wiccanas, isso porque elas mobilizam grande poder de atração, de representação e de conexão com os elementais, forças mágicas e deuses. A própria vela possui uma representação dos planos onde a chama da vela é a conexão direta com o mundo espiritual superior, a parafina atua como a parte física da vela ou símbolo da vontade, e o pavio a direção dessa vontade.
 A luz da vela é hipnótica,  ajuda a concentrar a atenção na chama e a fundir nossa vontade com a força do fogo (muito usada também para concentração durante a meditação). Existem fatores que influenciam no uso das velas são eles as cores, o formato e o aroma, lembrando mais uma vez que todos devem ser escolhidos de acordo com as peculiaridades da prática a ser realizada.
Tipos de velas e seus usos

Segundo a forma:      
  • Velas quadradas: Mobilizam energias e propostas de teor material. Quando buscamos cimentar algo prático e objetivo. Agrega solidez e força.
  • Velas cilíndricas: São elementos de força que promovem a elevação, geram a sensação de superação. Usadas para crescimento e  orientação. Ideais para superar limites e purificação espiritual.
  • Velas redondas: Ativam e facilitam as mudanças. Acender uma vela redonda serve para dar uma injeção de vigor a uma situação que encontra-se adormecida. Uma carga de energia.
  • Velas triangulares ou hexagonais: Quando apresentam ângulos muito marcados geram uma energia de luta e combate. Pode-se usar para vencer uma concorrência ou para superar o outro em uma disputa comercial ou judicial.
  •  Velas espiraladas: Quando se busca maior objetividade em assunto em que a fantasia está mesclada com a realidade. As que apresentam a forma de caracol são usadas para claridade mental e sabedoria  interior.
Segundo o material e adornos
  • Velas  de mel: Sugerem doçura e harmonia. Indicadas para cumprir desejos de sintonia de casal e para criar bons laços de trabalho.
  • Velas com símbolos orientais: Quase todos eles são indicados para a prosperidade, sabedoria, saúde, paz e amor. Enquanto se queiman vão ativando distintos símbolos ou setores de nossa vida.
  •  Velas frutais: São ótimas para indicar a melhor solução ante problemas de trabalho ou de resolução  profissional. 
  • Velas Flutuantes: Somente se utilizam para propósitos sentimentais em uma relação estável ou para espalhar amor na família.  Devem ser acendidas entre às 12hs e 18hs, durante o dia, enquanto rege o elemento sol para receber toda a força e energia. Caso queira fazer um jantar à luz de velas flutuante pela noite, basta colocar o recipiente com a água em pleno sol por cerca de duas horas e depois colocar as velas flutuantes acesas nesta água.
  • Velas perfumadas: Os aromas permitem que a cor some-se à força que imprime cada essência. Os aromas atuam sobre nosso sistema nervoso, inclusive estimulam as distintas funções do organismo a nível sensorial e extra-sensorial.
  • Velas Flocadas: Quando são de sete ou oito cores servem para harmonizar todos os chackas, atuando como um limpador e energizante de todos os centros de energia. 
  • Velas Combinadas: São velas que foram realizadas para um determinado propósito e já possuem uma força extra.Exemplos: 1- Uma vela quadrada, branca, com ramas de  canela e com um interior  laranja... é uma poderosa ferramenta que incrementa as possibilidades de sucesso, dá firmeza e poder de realização, confiança aos clientes ou observadores, além de passar uma imagem verdadeira e limpar o ambiente.2- Uma vela redonda, azul por fora, com uma vela branca em seu interior serve para proteger um ambiente e purificar. Ideal para consultórios de terapeutas ou médicos, onde as doenças e tristezas são constantes.3- Uma vela vermelha por fora com alma verde protege da inveja e preserva a saúde física, mental e espiritual. Entretanto não serve para problemas de saúde em recuperação (cirurgia).
  • Velas de gel: Não são as mais indicadas para pedidos, porém servem para tudo que seja a busca do equilíbrio energético ou em trabalhos com a aura humana, desde que se saiba onde deve buscar o equilíbrio.

Segundo seus aromas
  • Florais: provocam sentimentos de alegria, amor e serenidade.
  • Amadeirados: para trabalho, dinheiro e profissão.
  • Especiarias: alecrim - protetor e revitalizante,  menta- estimula e refresca. 
  • Cítricos: podem ajudar a baixar a pressão sangüínea, são tonificantes do estômago e acalmam os nervos. Experimente o efeito revigorante, refrescante e ao mesmo tempo, calmante dos aromas de laranja e mandarina.
  • Sândalo: Sinta que a tensão nervosa desaparece e substituída por uma relaxante sensação de tranqüilidade e bem estar. Está indicado para o trabalho e dinheiro. Quando estamos tranqüilos o Universo flui em bendições para nós.
  • Pinho: Acenda sua vela em um destes pequenos fornos de cerâmica, onde se agrega óleo, e sinta como o stress e a confusão mental desaparecem. O fresco aroma das madeiras de pinho, melhora muitas doenças, como  reumatismo, resfriados, tosse e dor de garganta. Os músculos doloridos se relaxam. 
  • Lavanda: Sinta o ar mais leve e o espírito elevado. Muito eficaz para dores de cabeça provocada por olho gordo   Também pode ser usada no dormitório das crianças quando estão doentes. Outra maneira de eliminar a dor de cabeça, no ato, é  usar um raminho de lavanda fresca sobre a testa. Mergulhe-a previamente em água fria e aplique diretamente sobre a frente, olhos, alto da cabeça e nuca.
  • Limão: Verá como desaparecem os insetos, ao mesmo tempo que sente a frescura da fragrância de limão. Empregado para acalmar os nervos e aliviar dores de cabeça depois de um dia de stress.
  • Eucalipto: Acenda sua vela e note que como fica mais fácil respirar à medida que se espalha a essência de eucalipto. Resolvem os conflitos e ansiedade, favorecem a claridade de pensamento.
Segundo sua cor:   

  • Velas amarelas: Se usam para atrair dinheiro ou propósitos materiais. Estão relacionadas com atividade, criatividade e comunicação. Feitiços que envolvem confidência, atração, charme, persuasão, aprendizagem ou para quebrar bloqueios mentais. Dia da semana: domingo.
  •  
  • Velas verdes: Feitiços que envolvem fertilidade, sucesso, sorte, prosperidade, dinheiro, rejuvenescimento, ambição, saúde, finanças, cura, crescimento e abundância. Também são muito eficazes para eliminar os efeitos de inveja ou outras energias nocivas de tenha sido alvo. Em geral para desejos de cura e sorte.  Sexta-feira.
  • Velas vermelhas: Servem para potencializar a paixão e o poder sexual. Usa-se para a energia, fertilidade, vitalidade, força, coragem, poder e  para atingir metas Incrementam o magnetismo dos rituais, atraem a energia de Marte. Adequada para desejos que exijam urgência. Nunca usar esta cor para problemas de saúde ou durante cirurgias, mas pode usar para repor as forças. Terça-feira. 
  • Velas rosadas: Adequadas para tudo que se refere ao amor e os sentimentos. Promovem o romance, a amizade, novos amores, ternura e armonia. Pode-se usar qualquer dia.
  • Velas azuis: Usa-se em rituais para obter sabedoria, devoção inspiração, harmonia, luz interior,  calma e tranqüilidade no lar.  Também nos estados em que se requer de profunda meditação ou em rituais que demandam a energia de Júpiter ou Saturno.  Quinta-feira e sábado.
  • Velas brancas:  Utilizam-se para purificar ou limpar ambientes. A cor branca é a união de todas as cores; confere lucidez espiritual, é  símbolo de pureza, devoção, clarividência, saúde, busca da verdade, sinceridade e meditação. Segunda-feira.
  • Velas violetas: Ideal para aumentar seu poder  e força espiritual. Usam-se na quarta-feira.
  • Velas alaranjadas: Estão relacionadas com a criatividade, a atração, motivação, energia mental, claridade de pensamento, harmonia, expansão, felicidade e adaptabilidade. Usam-se na quarta-feira.
  • Velas negras: Abre os profundos níveis do inconsciente, usa-se em rituais para induzir  a um estado de meditação profunda, para afastar as energias negativas, a discórdia, confusão e perdas. Atrai a energia de Saturno. Usam-se aos sábados.
Como usar velas:
 Geralmente o feitiço ou ritual especifica que tipos de velas devemos utilizar, existem também bonslivros que orientam sobre a magia com as velas (inclusive eu coloquei para download o Magia das Velas).
 Se possível tenha sempre um suporte para suas velas, tanto as usadas em rituais como as que ficam constantemente no seu altar (outra dúvida muito frequente é quanto as velas do altar, deixe lá apenas uma vela represntando o deus e outra representando a deusa caso não tenha outras representações deles ou dos elementais)
 Nunca acenda velas perto das janelas com cortinas que podem voar com uma corrente de ar e provocar um incêndio, por isso muita atenção ao local onde ficarão seu altar e onde você realiza suas práticas. 
 Nunca sopre uma vela acesa, porque tal procedimento fará com que se rompa a magia que existe entre os planos espirituais e dispersará os elementais ali presentes. Use um apagador  ou algo semelhante que afogue a chama, ou mesmo os dedos.
 Não use a mesma vela para invocações distintas uma vez que acendeu-a em uma intenção específica, deve deixar consumir-se completamente, assim em várias ocasiões para o mesmo propósito.

Acenda as vela sempre com fósforo (fogo e madeira) para ações terrenas, e para ações espirituais pode usar isqueiro. Acenda sempre a vela mais alta primeiro. Caso sejam cores variadas acenda sempre a vela branca ou rosa antes de todas as outras.
Desejos de bem comum em que as velas são acendidas por várias pessoas, como em um casamento, festa de final de ano, círculos de wicca, formatura ou festas coletivas poderão ser acendidas uma vela com a luz da outra.
 Velas acendidas para alcançar desejos individuais, mesmo que estejamos em grupos deverão ser acendidos cada qual com seu fósforo. 
 
O que fazer com a vela depois do ritual:
- Se o seu pedido é de libertar-se de algo atire os restos no lixo ou fora de seus domínios. 
- Se é para atrair, dinamizar ou aumentar jogue no jardim ou recicle para outro pedido pessoal. 
- Nunca utilize restos de velas que atenderam a um determinado pedido seu para fazer velas para outras pessoas e vive-versa.
- Pode reciclar a parafina para repetir seu pedido ou renovar,  fazendo uma nova vela ou misturando as cores. Neste caso trata-se de uso pessoal, que envolve a mesma pessoa e a mesma mágica.
- Também é muito positivo picar todos os restos de velas de  várias cores e utilizar parafina branca, fazendo uma nova vela de duas a sete ou oito cores. Não esqueça que sempre deverá ser para uso próprio.
 
Comprar velas ou fazê-las
Qualquer instrumento feito por você com certeza terá mais poder pessoal que qualquer outro, mas devo admitir que a manufatura de velas é complicado exige-se muito materiais. Mais quem desejar nesse link http://www.fazfacil.com.br/artesanato/velas.html tem uma boa explicação de como fazê-las e no livro Magia das velas tbm.