☽★☾ Grimório da Luna

Um blog dedicado a orientação de iniciantes e praticantes solitários da wicca. Blessed be!

Lammas ou Lughnasadh - 02 de fevereiro

 

  Lammas ou lughnasadh (também conhecido como festa do pão, festival da colheita ou lar da colheita), comemorado em 1º de agosto no hemisfério norte e em 2 de fevereiro no Hemisfério sul.  É um dos quatro sabbats maiores que marcam o ciclo de colheita dos antigos celtas. Esse festival marca a primeira colheita, onde os grãos são armazenados para a escuridão do inverno que está por vir, é também a celebração do sacrifício do deus que vai enfraquecendo, doando sua energia aos frutos da terra, enquanto os dias vão aos poucos ficando mais curtos. 
  O nome do festival remete ao deus sol celta Lugh, pois este era reverenciado nessa época pelos druidas (lughnasadh significa lamento para Lugh), outras culturas pré-cristãs comemoravam, como citei anteriormente, o sacrifício do grande deus, dando sua vida pela nova vida que está surgindo. Acho que esse é o significado de Lammas, celebrar a enregia vital dada pelo deus e a criação da vida que a deusa traz dentro de si.
 Era comum nos festivais antigos oferecerem sacrifícios de grãos recém colhidos para agradecer ao deus pelo seu sacrifício e honrar a deusa, todos comiam o chamado pão da vida. Este é um sabbat para agradecermos ao deus por ter nos concedido seu calor, sua vida sua abundância e honrar a deusa pela colheita e pela vida, talvez por isso nesse festival os deuses sejam honrados como o senhor e senhora do milho.
 
Comemoração em coven (aspectos básicos de comemoração em muitas tradições): O Lammas geralmente é comemorado dentro do espaço do coven que é enfeitado com grãos, flores e frutos, é comum também em todas as tradições se enfeitar o coven com bonecos de milho (produzidos pelos membros) representando os deuses. Também é comum abrir o circulo ao redor do caldeirão: primeiro para que na hora do banquete em honra a colheita (uma grande pão comunitário e uma grande taça de vinho dividida entre os membros) o primeiro pedaço de pão e o primeiro gole de vinho sejam jogados dentro do caldeirão, e depois para que posteriormente se queimem no caldeirão os bonecos de milho do Lammas passado junto com pedidos. Os deuses reverenciados geralmente são deuses referentes as colheitas se o coven não quiser comemorar o aspecto celta do Lammas. É comum em alguns covens, sobretudo celtas, realizarem após o ritual jogos e cada membro do coven traz uma receita caseira envolvendo grãos para suprir o banquete do festival.
 
Comemoração de um bruxo solitário: Como dito em posts anteriores, os rituais descritos aqui para neófitos sem coven não precisam obrigatoriamente ser solitário, pode ser usado até por 5 pessoas que já estudem juntas a religião. Primeiro a decoração, como esse festival não marca um solstício ou equinócio você pode realizá-lo num lugar fechado, embora contato com a natureza seja sempre ideal. Seu altar deve estar decorado com grãos (representando a colheita) e no altar tbm vc deve colocar os tradicionais bonequinhos feitos com palha de milho (um representando a deusa e outro o deus) como esses mostrados abaixo.
 
As etapas para o começo de um ritual (escolha, purificação e etc) suponho que vcs já saibam por isso vou pular (caso vc tenha dúvidas veja nos posts passados do blog).  Depois disso acendam um incenso sândalo ou rosa. Também é bom que vcs preparem algum prato que leve grãos, pode ser um pão ou bolo, para que seja usado no ritual como uma oferenda aos deuses. Posicione seu caldeirão (se não tiver pode adaptar) para que ele fique no centro do circulo que será traçado.
A comemoração: Tracem o circulo, invoquem os Elementais e depois os deuses. Vocês podem fazer um prelúdio (uma homenagem aos deuses pelo festival , pode ser uma música um poema, até uma encenação da roda do ano). Agora vocês podem fazer um antigo e tradicional ritual de Lammas, sentem-se ao redor do caldeirão e dentro dele coloque um pedaço do pão ou prato feito anteriormente e por cima coloque pedidos relacionados a fertilidade, a abundância, a prosperidade. Agora vc vai queimar a oferenda junto com os seus pedidos fazendo uma prece aos deuses (originalmente vc queimaria os bonecos de milho do Lammas passado, mas quem vai fazer pela primeira vez opte por isso e guarde os bonecos pro ano que vem). Ao terminar o ritual levante-se e pegue os bonecos de milho que representam os deuses e os consagre para que eles lhe tragam abundância, fartura, fertilidade e prosperidade até o próximo Lammas. Celebre um pequeno banquete em honra aos deuses com frutos da época e o resto do pão ou prato feito para o ritual e vinho (se for menor de idade opte por suco de uva). Agradeça os deuses pela fartura recebida e pela presença no circulo, agradeça a presença dos Elementais e sua proteção. Feche o circulo e aproveite o dia, porque o verão está chegando ao fim. Blessed Lammas )O(

0 comentários: