☽★☾ Grimório da Luna

Um blog dedicado a orientação de iniciantes e praticantes solitários da wicca. Blessed be!

Herbologia III - Propriedades mágicas das plantas

 
 
  Todas as plantas têm algum poder mágico e não é de hoje que a humanidade sabe disso. Desde a antiguidade ervas são utilizadas em rituais religiosos por suas propriedades mágicas, e quando falo rituais religiosos me refiro a todas as religiões desde o candomblé até o catolicismo.
  Primeiro nós temos que entender o que é esse potencial mágico das plantas. O tópico anterior sobre os usos medicinais das plantas pode ser comprovado pela ciência, mas suas propriedades mágicas só podem ser comprovadas pela fé. Todas as plantas, assim como nós, possuem, energia mágica, o que difere é que as plantas, assim como pedras e cristais, tem energias atrativas, ou seja, energias que atraem outras energias. Exemplo uma rosa num banho para atrair o amor, o amor não está na rosa, ela apenas tem uma energia que atrai energias necessárias para que o amor aconteça, ela propicia, não o faz.
  Podemos usar as ervas mágicas de diversos modos: em poções, banhos, tinturas, incensos, feitiços, rituais... a lista é infinita. Inclusive peço desculpas porque em algum dos posts anteriores eu disse que iria falar das poções nesse tópico de herbologia, mas julguei melhor deixar as poções com um post próprio mais explicativo e abrangente e explicar melhor as propriedades mágicas nesse post primeiro.
  Muitas pessoas perguntam: quais os passos para uma utilização correta das ervas mágicas. Bem, é mais fácil do que se pode imaginar. Em primeiro lugar é necessário a necessidade do uso, exatamente isso. Porque a necessidade determina que plantas são usadas para supri-la, e por sua vez, cada planta tem um jeito mais poderoso de desprender energia e atrair a energia necessária.
  Por partes primeiro vamos a algumas propriedades mágicas de plantas (vou citar algumas, mas disponibilizarei para download o livro “Enciclopédia das ervas mágicas”, mas infelizmente ele está em inglês, mas quem quiser conferir)
  Em cada planta eu vou citar propriedades como propriedades planetárias e propriedades Elementais, mas resumidamente cada planta pertencente a um planeta ou elemento tem características parecidas, exemplo:
 
PROPRIEDADES PLANETÁRIAS
  • Sol – soluções de problemas legais; cura; proteção
  • Lua  - sono; sonhos proféticos; fertilidade; paz; cura
  • Mercurio – sabedoria; poderes mentais e psíquicos; divinação
  • Vênus – amor; amizade; beleza; juventude
  • Marte – coragem; força; luxúria; sexualidade; exorcismo; quebrar maldições ou feitiços; proteção
  • Júpiter – dinheiro; prosperidade; solução de problemas materiais; sorte
  • Saturno – visões; longevidade; exorcismo; quebrar um circulo, por fim a algum assunto.
PROPRIEDADES ELEMENTAIS
  • Terra – dinheiro; prosperidade; cura; trabalho; fertilidade
  • Ar – poderes mentais e psíquicos; sabedoria; visões
  • Fogo  - luxúria; coragem; força; exorcismos; proteção; saúde
  • Água  - sono; meditação; sonhos proféticos; cura; amor; amizade; purificação; fidelidade
Agora vamos a lista de algumas plantas como exemplo de propriedades mágicas:
 
ABACATEIRO (Persea americans)
Planeta: Vênus
Elemento: Água
Deidade: Afrodite, Vênus
Poderes: amor, luxúria, beleza.
Usos mágicos: refeições com o fruto são indicadas para noites afrodisíacas como os incas faziam, varinhas ou bastões feitas da árvore são ótimas para todos os propósitos.
 
ACÁCIA (existem diversos tipos de acácia, os comuns no brasil são erva unha-de-gato, angico, jurema e acácia amarela)
Planeta: Sol
Elemento: Ar
Deidade: Osiris, Diana, Ishtar, Rá, Astart
Poderes: poderes psíquicos e proteção.
Usos rituais em religiões: Na India a madeira é usada para queimar oferendas (ñ recomendo, é melhor enterrar suas frutas, o meio ambiente agradece!) e na construção de templos hindus.
Usos mágicos: um ramo da planta colocado embaixo da cama afasta o mal, em alguns países as pessoas utilizam o ramo embaixo do turbante ou chapéu quando saem de casa. Quando a madeira é queimada com sândalo estimula os poderes psíquicos (nesse caso recomendo procurar um incenso combinado dessas duas plantas)
 
ALFAFA (Medicago saliva)
Planeta: Vênus
Elemento: Terra
Poderes: dinheiro; prosperidade.
Usos mágicos: muitas pessoas mantém na dispensa ou cozinha um pote cheia de alfafa para evitar a pobreza ou a fome
 
AMÊNDOA (Prunis communis)
Planeta: Mercúrio
Elemento: Ar
Deidade: Attis, Mercúrio, Thoth, Hermes
Poderes: dinheiro; prosperidade; sabedoria.
Usos mágicos: Muitas pessoas acreditam que manter uma amêndoa na gaveta do escritório propicia prosperidade nos negócios, outros acham que comer amêndoas antes de alguma atividade acadêmica potencializa a intelectualidade.
 
ANGÉLICA (Angelica archangelica)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Deidade: Vênus
Poderes: exorcismos; cura; proteção; visões.
Usos mágicos: Acredita-se que um banho com angélica livra a pessoa de maldições ou feitiços. Acredita-se também que bater a planta com um pouco de água e borrifar em todos os cantos da casa mantém as energias negativas longe e quebra qualquer maldição jogada contra a casa.
 
BABOSA (Aloe vera)
Planeta: Lua
Elemento: Água
Poderes: proteção e sorte.
Usos mágicos: acredita-se que manter uma babosa em casa, sobretudo no jardim, protege a residência de energias negativas.
 
BANANA (Musa sapientum)
Planeta: Vênus
Elemento: Água
Deidade: Kanaloa
Poderes: fertilidade, prosperidade, força.
Usos mágicos: utilizada em um feitiço  por muitas mulheres que querem engravidar.
 
BETERRABA (Beta vulgaris)
Planeta: Saturno
Elemento: Terra
Poderes: amor.
Usos mágicos: existe um velho ritual de pacto de amor que diz que quando um casal come juntos a mesma beterraba o amor deles nunca acabará. O suco dela também é usado como tinta para escrever o nome dos noivos em algumas cerimônias de casamento pagão.
 
CAMOMILA (Matricaria recutita)
Planeta: Sol
Elemento: Água
Usos mágicos: usada em incensos, chás ou sachês para promover o sono, atrair dinheiro e combater feitiços e maldições.
 
CENOURA
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Poderes: fertilidade e luxúria.
Usos mágicos: muito usada em rituais de fertilidade e em poções ou feitiços para impotência sexual.
 
ERVA-CIDREIRA (Melissa officinalis)
Planeta: Lua
Elemento: Água
Poderes: amor; sucesso; cura.
Usos mágicos: pessoas costumam carregar a erva em sachês para encontrar o verdadeiro amor; também é usada em sachês e incensos de cura.
 
ERVA DOCE (Pimpinella anisum)
Planeta: Júpiter
Elemento: Ar
Poderes: juventude, purificação e proteção.
Usos mágicos: colocar erva doce no travesseiro evita pesadelos; também acredita-se que é um forte amuleto contra a inveja, o tão conhecido olho gordo.
 
MAÇÃ (Pyrus spp.)
Planeta: Vênus
Elemento: Água
Deidade: Diana, Vênus, Afrodite, Zeus, Hera, Dionisio, Apolo, Iduna
Poderes: amor; cura; feitiços ao ar livre; imortalidade.
Usos rituais em religiões: Na Grécia dia 13 de agosto, durante o festival de Diana, a maior parte das refeições contém maçãs dedicadas a deusa. Muitos altares wiccanos são enfeitados com maçãs durante o Samhain por acreditar-se que ela seja a fruta da imortalidade, da morte, do circulo sem fim da vida.
Usos mágicos: É utilizada de diversas formas para atrair o amor, em sachês, poções, feitiços e etc.  Também é usada em uma divinação muito antiga do amor que consiste em partir a maçã ao meio e contar o numero de sementes aparentes, se o número for par quer dizer que um casamento se aproxima, se tiver cortado uma das sementes quer dizer um relacionamento conturbado, se tiver cortado duas quer dizer que ficará viúvo, se o número de sementes for impar significa que você vai permanecer um bom tempo sozinho ainda.
 
MACELA (Chameamelum nobile)
Planeta: Sol
Elemento: Água
Poderes: dinheiro, sono, amor, purificação.
Usos mágicos: Banhos de camomila propiciam energias que atraem o amor, acredita-se que borrifar o chá pela casa quebra possíveis maldições já lançadas contra você e protege de futuras maldições.
 
MALVA OU MALVARISCO (Althaea officinalis)
Planeta: Lua
Elemento: Água
Poderes: poderes psíquicos e proteção.
Usos mágicos: é muito comum carregar sachês dessa erva na bolsa para propiciar proteção e usá-la em incensos aguça os poderes psíquicos.
 
MANJERICÃO DA FOLHA LARGA (Ocimum basilicum)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Poderes: riqueza; amor; exorcismo; proteção.
Usos mágicos: Pessoas costumam borrifar essência da erva na cama ou no parceiro adormecido para atrair a fidelidade no relacionamento;
 
  Acho que eu já dei bons exemplos (talvez futuramente eu lance um post com tds as ervas e plantas que eu conheço) No próximo post de herbologia eu vou apenas citar algumas maneiras de se fazer sachês, banhos, poções, tinturas e etc com ervas mágicas.

6 comentários:

Muito lindo. Gratidão por estas informações preciosas!

 

Olá existe algum livro que mostre como verificar o elemento de uma planta? ou se existe um que tenha uma correspondencia elemental e planetária das plantas brasileiras?
Pq aqui onde moro as duas maiores fontes de madeira para varinha e cajado e de jaqueira e de mangueira, gostaria de saber a corespondencia elemental deles.

Obrigado.

 

Olá, querido realmente eu não conhecço nenhum guia de herbologia com plantas essencialmente tropicais como a manga. Eu vou me informar mais precisamente, mas eu chuto que a correspondência da mangueira é com o elemento fogo e o da jaqueira com o elemento água. Vou procurar saber melhor e assim que tiver uma resposta posto aqui ;)

 

Estude as obras de Paracelso, é um pouco díficil de compreender inicialmente, mas com estudo e prática, logo estará classificando as plantas que desejar. Mangueira (spp) - regência planetária: Júpiter em Libra; elemento: Ar. O fruto propícia a fartura, as folhas são usadas para purificação e para fortalecer os poderes mentais. Vou ficar devendo a Jaqueira, pois não há nenhuma próxima de onde moro.

 

Adorei, até hoje não tinha visto esse ponto de vista das plantas pelas regências planetárias, muito interessantes, queria esse guia na boa.