☽★☾ Grimório da Luna

Um blog dedicado a orientação de iniciantes e praticantes solitários da wicca. Blessed be!

Herbologia II - usos medicinais das ervas

  
  Os tempos realmente mudaram: na Idade Média curandeiras eram condenadas a fogueira simplesmente pelo preparo de ervas; os chás das nossas vovozinhas foram desacreditados por muito tempo, até o renascer na era moderna da Fitoterapia. Mas entre a comunidade pagã é muito antigo e comum o uso de ervas com fins medicinais e convenhamos, bastante úteis. (Mas vale ressaltar que precisamos consultar o médico, pois às vezes uma simples dor de cabeça pode ser algo muito mais grave, então não confie cegamente nos chás, a saúde em primeiro lugar!).
  Nós podemos usar ervas com intuitos medicinais de diversas formas (inclusive nas próprias poções que será tratado apenas no tópico 3 de Herbologia), mas primeiro eu vou citar aqui as formas mais comuns de fitoterapia com ervas: o chá e o cataplasma.
CATAPLAMAS: São espécies de papas que fazemos com as ervas através da maceração e aplicamos, quente ou frio,  entre dois panos sobre o local a ser beneficiado. Um exemplo que eu usei muito na adolescência é o cataplasma das folhas de louro maceradas misturadas com mel, aplicado morno sobre o rosto (entre os dois panos, não diretamente), para acabar e prevenir a acne.
 CHÁS: na fitoterapia não existe uma quantidade x da erva para cada pessoa, geralmente a pessoa que vai tomar o chá tem que pegar um punhado (o tanto caiba em sua mão), salvo plantas mais fortes como aroeira e canela, que devem ser usadas com cautela. Existem diversos tipos de chás, mas em todos é unanime que devem ser preparados de preferencia em utensílios de louça ou barro (metais esquentam demais e o chá pode perder algumas propriedades medicinais). Bem os tipos de chás são:
  • TISANA: Acrescentar ervas a água fervente na panela, tampar e deixar ferver por mais cinco minutos. Esse modo de preparo é ideal para raízes, talos e cascas que demoram mais pra cozinhar.
  • INFUSÃO:  Colocar as ervas em um recipiente, um copo por exemplo, e despejar água fervente sobre elas. Tampar e deixar permanecer por 10 minutos se forem folhas, flores ou ramos e 30 minutos se forem talos, cascas e raízes.
  • DECOCÇÃO: Despejar água fria sobre as ervas e iniciar o cozimento, deixando de 5 a 20 minutos em fervura.
  • MACERAÇÃO: As ervas devem ser postas de molho em água fria por 10 a 24 horas. Esse é um método que conserva as substâncias terapêuticas já que a erva não é submetida a fervura.
QUE ERVA SERVE PRA QUÊ?
  Hoje em dia encontramos diversos catalógos de medicina alternativa disponíveis no mercado que contém as propriedades medicinais das plantas, posso citar no Brasil como mais famoso o Medicina Alternativa de A a Z, mas pra quem quer consultar on line esse site é muito confiável e possui um grande catalógo de propriedades medicinais de ervas http://www.fitoterapicos.info
  Mais claro que eu não posso deixar de dar alguns exemplos dos meus chás favoritos:
  • CALMANTE: Chá das folhas de malva ou das flores de cravo;
  • ROUQUIDÃO OU PERDA DE VOZ: Chá das raízes de gengibre adoçado com mel;
  • DOR DE CABEÇA: chá das folhas da alfazema ou das sementes de uma planta chamada pimenta longa
  • CÓLICAS: Chá das folhas de alecrim, boldo ou alfavaca.
  • FEBRE: Chá das folhas de Eucalipto ou das flores e folhas da camomila.
  • GRIPE: Chá das folhas verdes do eucalipto ou das folhas e raízes do guaco.
  Muitos bruxos, inclusive eu, mantém um caderno chamado Herbolário, onde nós colocamos receitas de chás infusões e etc. Ajudam bastante em momentos difíceis, então se quiserem fazer um para as necessidades do dia a dia é bem recomendável.
  Próximo tópico de Herbologia será finalmente os usos mágicos das ervas, mas imprecindivel que nós conheçamos o assunto como um todo e não pulemos logo para partes mágicas. Blessed Be.

2 comentários:

Ja estou ansiosa esperando o próximo tópico!!

 

Estou acompanhando os post de herbologia, infelizmente no anônimo pois estou no celular, sou o anoni que achou uma ótima ideia o plantio de ervas e flores. Enfim, to acumulamdo dúvidas hein Luna, vou te chamar por e-mail :)