☽★☾ Grimório da Luna

Um blog dedicado a orientação de iniciantes e praticantes solitários da wicca. Blessed be!

Divinação I - Runas

Para os povos de língua germânica e celta, a palavra Runa pode significar tanto "segredo" como "sussurro" ou "mistério". Também "uma das letras do alfabeto usado pelos povos germânicos mais antigos", o Fuþark, que recebe este nome exatamente por causa das suas 6 primeiras letras (Fehu, Uruz, Þorn, Ansuz, Raiðo e Kenaz).

Com relação à sua utilização, é importante ressaltar ainda 3 informações, antes de entramos no estudo de cada letra:

1. Evidências históricas demonstram que as runas eram aplicadas de diversas maneiras e em diversos materiais mas nunca chegaram a ser utilizadas (na sua época) como uma escrita de caneta e tinta, sendo reconhecidas apenas como símbolos talhados ou gravados sobre madeira, osso, metal e pedra.

2. O conhecimento necessário à utilização do Fuþark, tanto para registro/escrita como para propósitos mágicos, era essencialmente especializado, sendo o entalhador ou o Mestre de Runas um membro altamente considerado na sociedade. O primeiro tinha a capacidade de ler (coisa rara na ocasião) e gravar as runas. O segundo, além das habilidades do primeiro, conhecia o poder mágico do Fuþark.

3. O Fuþark é composto originalmente por 24 letras. Neste formato é conhecido como "Fuþark Antigo ou Germânico". Com o passar do tempo e por influência de outros povos, surgiram o "Fuþark Anglo-Saxão", composto por 29 ou 33 runas, e o "Fuþark Viking ou Moderno", composto por 16 letras.

Dentro da perspectiva mitológica, o surgimento das Runas é atribuído à Óðinn, a divindade máxima do panteão nórdico. Ele era um xamã, entre outras coisas, e como muitos xamãs ainda fazem nos dias de hoje, Óðinn se submeteu a uma experiência de "retorno da morte", por assim dizer, para alcançar o que podemos chamar de "iluminação". Algumas vezes este estado de transcendência é conquistado por acaso em acidentes ou doenças que conduzem o indivíduo ao limite de sua existência mas, na maioria das práticas xamânicas, rituais envolvendo alucinógenos, transes profundos, danças sagradas e/ou mortificações (como ser enterrado vivo, por exemplo) são realizadas com este objetivo.

Numa das seções do Hávamál, um poema épico traduzido como "as palavras do Altíssimo", encontramos o Runatál, que descreve especificamente este ritual de auto-sacrifício elaborado por Óðinn na árvore eixo do mundo, Yggdrasil. Segundo consta, durante nove dias e nove noites, sem ninguém para lhe dar água ou comida, Óðinn ficou pendurado em Yggdrasil, ferido pela própria lança, até ingressar numa dimensão além do mundo dos mortos e retornar, vitorioso, com o conhecimento necessário para a confecção e manipulação das Runas.

De lá para cá, os herdeiros do legado de Óðinn têm constantemente associado as Runas aos processos oraculares, às práticas talismânicas e à manipulação de forças naturais e sobrenaturais para um propósito definido pelo iniciado. São inúmeros os registros arqueológicos de Runas entalhadas em armas, batentes de portas, copos de dados e chifres utilizados como cálices, entre tantos outros objetos, o que confirma a fé dos povos setentrionais na proteção que estes símbolos ofereciam. Lendas e testemunhos históricos dos primeiros romanos em terras nórdicas revelam o uso destes mesmos símbolos na predição do futuro e nas tentativas, nem sempre felizes, de alterá-lo.

Para os que gostam de explorar paralelamente outras áreas de conhecimento, o fato de Óðinn se pendurar em Yggdrasil também chama a atenção de cabalistas e tarólogos. No primeiro caso, porque os "Nove Mundos" da mitologia nórdica sustentados por Yggdrasil, poderiam ser comparados às 10 Sephirot que formam a estrutura conhecida como Árvore da Vida. No segundo caso, porque muitos baralhos modernos incorporaram parte do mito de Óðinn à interpretação da carta do Pendurado - o Arcano XII, que, entre outras coisas, representa igualmente a busca da sabedoria interior através da imobilização.

Da teoria para a prática, alguém que se propõe a lançar Runas precisa montar o seu “kit” básico para a consulta. Este kit consiste das 24 Runas do Fuþark, uma toalha e uma pequena sacola.

Toalha - A toalha é uma representação do espaço sagrado e o seu uso deve ser exclusivo para as práticas oraculares, ou seja, tudo bem que você use uma mesma toalha para Runas, Tarot, Ogham, etc. mas jamais use esta toalha para qualquer outra coisa, como forrar uma mesa para um lanche ou para secar as mãos, sei lá... O tecido pode ser o que mais lhe agradar, assim como a cor. Dê preferência à fibra natural.
O tecido pode, ainda, ser liso, estampado ou trazer símbolos pintados sob encomenda. Eu não gosto de toalhas estampadas e, no caso das Runas, acho particularmente legal o uso de símbolos pertinentes ao oráculo desde que prevaleça o bom senso.
Uma observação importante nesta história é que as Runas podem ser escolhidas uma-a-uma durante o jogo ou lançadas aleatoriamente em conjunto sobre a toalha, de modo que talvez você ache mais interessante marcar na toalha áreas específicas que dêem um "colorido" às Runas que cairem ali...

Sacola - O uso de uma pequena sacola para acomodar as Runas é tradicional. Os Mestres de Runas andavam com ela presa à cintura e muitas vezes eram reconhecidos por causa dela. Não há nada de especial na sua confecção, basta um retângulo costurado em três lados e um cordão para amarrar a "boca do saco". Você pode utilizar um tecido de fibra natural ou couro, dê preferência a cor preta pois essa irá absorver possíveis energias que queiram se estabelecer nas runas enquanto não estão em uso.

Runas - Embora você possa utilizar cartas com os símbolos rúnicos, tradicionalmente fazemos uso de pequenos blocos de madeira gravados, uma referência direta à Yggdrasil, a árvore que sustenta os Nove Mundos. A preferência é geralmente dada à madeira de árvores frutíferas ou consideradas sagradas dentro da tradição nórdica. Você pode pegar um pedaço de madeira tratada e cortar em blocos como pequenos dominós ou escolher um galho com uns 2cm de diâmetro e "fatiá-lo". As Runas podem ser feitas da madeira de uma único tipo de árvore ou de diferentes árvores, de acordo com as associações mágicas. Alguns só fazem suas Runas de galhos caídos na floresta e outros retiram os galhos da árvores, sendo que, neste caso, existe todo um "ritual de solicitação" para pedir a permissão da árvore.

A outra opção para as Runas é a gravação ou pintura de cristais ou pedras. Escolha 24 pedras mais ou menos no mesmo formato e grave ou pinte um símbolo em cada uma delas. Ou então você mesmo pode confeccionar seus baralho gravando nas costas de cada runa um símbolo próprio da divinação rúnica.

Em qualquer um dos casos, a gravação/pintura da madeira/pedra/papel deveria ser acompanhada de um ritual. Geralmente este ritual consiste na concentração do Runemal à pintura ou gravação de cada Runa (não o faça assistindo a TV ou pensando em outras coisas, por exemplo)  pedindo as bençãos dos deuses, pincipalmente às Norns, à Óðinn e à Freya.

O jogo
Você deve preparar com eu já disse a “atmosfera” para a divinação e depois colocar a toalha na mesa ou no chão. As formas da divinação variam de acordo como o método e o material das runas.
Se forem madeira ou pedras você pode fazer os seguintes jogos:

A Runa de Odin - jogo de uma pedra

Esta é a utilização mais simples e prática do oráculo, consistindo na seleção de uma Runa para uma visão global de uma situação inteira. Retirar apenas uma runa pode ajudá-lo a focalizar mais claramente sua questão. Quando você estiver preocupado com alguém que se encontre longe e não houver possibilidade de entrarem em contato, concentre-se nessa pessoa e então retire uma Runa. Esta prática abre na mente um portal para o incomum. Use o método de retirada de uma só Runa, para eleger eventos significativos em sua vida: aniversário, Ano novo, solstícios e equinócios e outras ocasiões especiais.


Lançamento por Três

O número "Três" figura com destaque nas práticas divinatórias dos antigos. Tendo a questão bem clara na mente, escolha três runas, uma de cada vez, e em seguida, coloque-as por ordem de retirada da sacola, da direita para a esquerda. Coloque-as no "campo" com o lado branco para cima e depois desvire-as. Sendo a partir da direita, a primeira Runa falará da SITUAÇÃO como É; a segunda (no centro) sugerirá o CURSO DE AÇÃO REQUERIDO e a terceira indicará a NOVA SITUAÇÃO QUE ENVOLVERÁ, após você ter enfrentado seu desafio com sucesso.


Lançamento por Cinco

Numa situação mais complexa, este lançamento pode penetrar nas características distintivas desta incerteza. Depois de formular a questão com clareza, retire as cinco pedras da sacola, uma de cada vez, colocando-as uma abaixo da outra em ordem descendente:

1 - Perspectiva Global da Situação
2 - Desafio
3 - Curso de Ação requerido
4 - Sacrificio
5 - Situação desenvolvida.

O termo "sacrifício", na quarta posição, aponta para o reconhecimento de que a vida lhe oferece escolhas, opções, que com freqüência, são mutuamente exclusivas. O termo sacrificio aqui, se refere ao que precisa ser descartado, mudado, rejeitado, a fim de que emerja uma nova integralidade. Não significa sofrimento e perda.


A Cruz Rúnica

Este tipo de lançamento é proveitoso, quando queremos um quadro mais completo da situação. Inspirada no Tarot, a disposição requer que sejam selecionadas seis Runas, as quais ficarão dispostas na forma de uma cruz celta.



A primeira runa representa o Passado, aquilo de onde você está vindo, o que jaz à sua retaguarda. A segunda runa representa você agora. A terceira, ou runa do futuro, indica o que está à sua frente, os próximos acontecimentos. A quarta runa fornece a fundação da matéria em consideração, os elementos inconscientes e forças arquetípicas envolvidas. A quinta runa ou desafio indica a natureza dos obstáculos em seu caminho. A runa final aponta NOVA SITUAÇÃO que virá, quando você enfrentar seu desafio com êxito.

A Cruz Rúnica é um lançamento que contém um considerável nível de informação e oferece incentivo para profunda reflexão. Se após retirar as seis runas e considerá-las, você continuar sem clareza de idéias, devolva todas as pedras à sacola e retire uma única runa. Esta sétima, a Runa da Resolução, lhe mostrará a essência da situação.


Lançamento das Três Vidas

Este lançamento inclui a experiência da reencarnação. Apresenta uma perspectiva de sua passagem em 3 níveis, sendo disposto na forma da Runa INGUZ. As runas representam:

1 - Condições de nascimento e infância
2 - Seu presente
3 - Futuro nesta vida
4 - Encarnação Passada
5 - Encarnação Futura



O Lançamento das três vidas proporciona informação relacionada a aspectos não resolvidos de seu passado. Uma vez identificados estes elementos, você pode modificar sua situação presente, desta maneira afetando o futuro nesta vida, bem como seu próximo ciclo.


Lançamento Quatro Quadrantes



Este lançamento é mais complexo e a leitura poderá ser feita simultâneamente nos grupos e no total do conjunto.

São retiradas 11 pedras e dispostas em uma forma retangular, começando pela esquerda, como no desenho. A pedra 11, central, é a estrutura do problema e deverá ser lida em primeiro lugar. As pedras 1, 2 e 10, formam a situação e a pessoa, seu momento presente. As pedras 5, 6 e 7, são os envolvimentos e oposições, desafios e sacrificios que envolvem a situação. As pedras 2, 3, 4 e 5, indicam o acontecimento seguinte e as pedras 7, 8, 9 e 10, os futuros acontecimentos.


Jogada Astrológica

A jogada astrológica é conhecida pelas pessoas que estudam astrologia e é muito utilizada no jogo do Tarot e outros oráculos. São retiradas 13 pedras e as mesmas são dispostas em círculo, como no desenho, da esquerda para a direita, no sentido anti-horário. A leitura é feita individualmente em cada casa e também pode ser usada a legenda de quadraturas:



1 - A pessoa e como se mostra ao mundo
2 - Vida profissional e posses
3 - Casa e Viagens
4 - Família
5 - Filhos, Humor
6 - Bens, finanças, rotina
7 - Amor, pessoa amada
8 - Saúde
9 - Vida espiritual e viagens longas
10 - Amigos, carreira e mudanças
11 - Vida social, esperanças, desejos, estudos
12 - Situação emocional da pessoa, medos
13 - O presente

QUADRATURAS:

1, 13, 12 = A pessoa
2, 6, 10 = A vida profissional
3, 4 = Familia e casa
5, 7 = Vida emocional
3, 9 = Viagens e Mudanças

Se forem um baralho você pode jogar da mesma forma das pedras, porém ao invés de jogar as runas você deverá embaralhá-las com a face das cartas para baixo e depois distribui-las na formação que desejar. Você pode ainda retirar apenas três cartas e coloca-las no centro da mesa, onde a primeira significará o passado, a segunda o presente e a terceira o futuro da causa perguntada.

Representações das runas e seus significados
SIGNIFICADOS

FEOH

"Gado"
Dinheiro, Nutrição, Fertilidade, Riqueza, Criação. É a runa dos bens móveis, dos investimentos, da nutrição. Em geral a tirada dessa runa é boa. Ela determina a prosperidade e também um recomeço.

INVERTIDA: Avareza, perdas e discórdia.

MENSAGEM: Aproveite o enriquecimento e viva o seu sucesso

UR

"Bisão"
Teste de força, Novas responsabilidades, Maturidade. Esta runa fala da energia ativa da criação. É o impulso necessário para o início de novas atividades. Ela fala justamente de mudanças na vida de quem a retira num jogo

INVERTIDA: Pode significar uma força mal direcionada que traz fraqueza e doença.

MENSAGEM: Não tenha medo de enfrentar o novo, renove-se

THORN

"Deus Thor"
Quebra de dificuldades, Defesa e Proteção, Atitude de alerta. Representa regeneração e fertilidade. Está associada à sexualidade. Significa o ritual de passagem para uma outra situação.

INVERTIDA: Significa perigo de traição, deslealdade e tédio.

MENSAGEM: As vezes a melhor ação é parar. Não reagir também é agir.

ANSUR

"Boca"
Conhecimento, Comunicação, Nutrição. Representa a consciência, inteligência e comunicação. É a runa do poder espiritual e da sugestão através da palavra.

INVERTIDA: Demagogia, manipulação, desilusão e imcompreensão.

MENSAGEM: Toda aprendizagem vale a pena, é tempo de meditar.

RAD

"Roda"
Movimento, Mudança para melhor, A roda da Vida. Nela estão contidas as idéias de liberdade, de direção e de controle. Mostra que, até atingir o objetivo, o caminho a trilhar será árduo.

INVERTIDA: Crises, rigidez, irracionalidade, ineficiência, problemas em viagem.

MENSAGEM: Saiba aproveitar as mudanças, liberte-se de desejos e ilusões.

KEN

"Tocha"
Abertura, Claridade, Criatividade. Esta runa está associada ao fogo criador. É a regeneração através do sacrifício e da morte. É a runa dos artistas, pois designa a capacidade de gerar e criar. É a runa das paixões, da sensualidade, indica boa saúde, habilidade e muitas vezes para a mulher, gravidez.

INVERTIDA: Significa doenças e pouca inspiração.

MENSAGEM: Os Caminhos Estão abertos, revigore-se com as novas energias.

GEOFU

"União"
Associações, Compromissos afetivos, Uniões com equilíbrio. É a runa indicadora da generosidade, do amor, do dom de dar e receber. Favorece as parcerias, uniões, casamentos. É a runa da harmonia.

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: União sem anulação, associe-se, mas em harmonia.

WYNN

"Alegrias"
Vitórias e Júbilo, Racionalidade e Racionalismo, Não Passionalidade. Representa alegria, felicidade e a força de atração entre seres de mesma energia. Significa harmonia entre famílias, clãs e países. É a runa da energia aglutinadora.

INVERTIDA: Significa falta de prosperidade, inimizades.

MENSAGEM: É necessário calma para se atingir a vitória, deixe a felicidade invadir.

HAGALL

"Granizo"
nterrupções, Limitações Naturais, Forças superiores ou inferiores. É a runa da estrutura, da harmonia cósmica. Representa os fatos que estão fora do nosso controle, fatos que podem nos favorecer ou não. Ela fala também de quebras, rompimento, algo repentino

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: Precisamos aprender a conviver com as limitações naturais da vida, é tempo de rompimento, separação

NIED

"Necessidade"
Carências e Déficitis, Atrasos, Doenças. Acima de tudo esta runa recomenda paciência. A retirada dela num jogo demonstra que tudo virá a seu tempo, o que pode significar algumas dificuldades. Pode trazer perda de liberdade e restrições. Recomenda cuidado ao assumir dívidas. No amor é favorável

INVERTIDA: Não há

MENSAGEM: Atrasos podem ser providenciais. Aprenda com a adversidade.

IS

"Gelo"
Congelamento, Adiamento,Preservação. Nos fala da preservação e da resistência a mudanças. Previne sobre um obstáculo que está logo à frente e pede cautela e revisão de planos. No amor e nos negócios é desfavorável.

INVERTIDA: Não há

MENSAGEM: É melhor deixar para um momento mais propício, é tempo de parar

JARA

"Colheita"
Justiça, Karma, Final de Ciclo. É o ciclo da natureza , significa boas colheitas, bons resultados. É uma runa muito benéfica, runa da esperança, que traz paz, plenitude e prosperidade.

INVERTIDA: Não há

MENSAGEM: Que o martelo de Thor, gire sobre as nossas cabeças, segundo as designações do grande deus Odin

YR

"Teixo"
Reflexão, Abnegação, Espiritualização, Ação. Representa a espinha que sustenta todo o corpo da iluminação espiritual. Pede força mental e flexibilidade.

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: A reflexão deve ser o alicerce da ação, saiba aguardar o momento.

PEORTH

"Revelação"
Revelações, Mistérios, Poderes Ocultos. Significa a revelação. Favorece investimentos e jogos. É a runa da sorte

INVERTIDA: Grandes perdas em jogos, mistérios e confusão.

MENSAGEM: As revelações serão agradáveis, é preciso ousar para encontrar.

EOLH

"Alce"
Proteção e Defesa, Abnegação, Espiritualização. Significa a busca do homem e seu poder de atração. A retirada dessa runa num jogo indica que haverá ajuda divina.

INVERTIDA: Falta de proteção, perigo.

MENSAGEM: Ajoelhe-se e receba as bençãos, controle suas emoções.

SIGEL

"Sol"
Vitória Incondicional, Derrota de todo mal, Integralidade. É a grande força diretriz da evolução individual. Runa de grande poder, fala da força vital colocada à nossa disposição. Com ela incorporamos novas energias.

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: A Vitória é Incondicional. Receba a força vital.

TYR

"Guerreiro"
Homem, Coragem para lutar, Bom desempenho Sexual. É a runa da justiça, da ordem e da vigilância ,e também, da morte e da fertilidade.

INVERTIDA: Significa injustiça, desequilíbrio e auto - sacrifício.

MENSAGEM: Coragem para prosseguir a luta, cultue a paciência.

BEORC

"Gestação"
Fertilidade, Crescimento, Concretizações. Runa muito favorável às mulheres e resolução de problemas femininos. Promete crescimento nos negócios, assuntos familiares e relacionamentos.

INVERTIDA: Esterilização, estagnação.

MENSAGEM: Os Sonhos serão realizados, olhe para o seu interior.

EOH

"Cavalo"
Mudanças rápidas, Notícias, Pequenas Viagens. É o símbolo da lealdade. Ela nos fala de mudanças, viagens, transformações e auxílio.

INVERTIDA: Desarmonia, conflitos.

MENSAGEM: O Cavalo de Odin, atravessa Qualquer obstáculo, é tempo de mudar.

MANN

"Humanidade"
Altruísmo, Ajuda desinteressada, Posturas imparciais. Significa a interdependência da humanidade como um todo. Ela define uma ajuda na resolução das dificuldades.

INVERTIDA: depressão, conflitos, cegueira.

MENSAGEM: O Homem como ser social, mantenha a modéstia.

LAGU

"àgua"
Mulher, Aspectos Inconscientes, Intuição e vidência. Ela define um crescimento de nossas forças inconscientes.

INVERTIDA: Medo, impedimentos.

MENSAGEM: Como a água, Intuição é fonte de vida, libere a criatividade.

ING

"Herói"
Pendências, fechamento de ciclo, términos e reinício. Essa runa prenuncia um novo acontecimento, novo começo, até mesmo um nascimento. Mas pode definir também uma certa aridez.

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: Nenhuma ousadia é fatal, aproveite para recomeçar.

OTHEL

"Velho"
Conservadorismo, Legados Materiais e Morais, Separação. Representa ganho de dinheiro através do esforço e do trabalho. Pode designar também algo que chega em consequência de uma separação.

INVERTIDA: Não se prenda a velhos condicionamentos e autoridades estabelecidos.

MENSAGEM: É preciso envelhecer com sabedoria, faça sem fazer.

DAEG

"Dia"
Esperança, fim de dificuldades, Retorno da perfeição. Símbolo do crescimento em qualquer área da vida. Desígna também aumento de conhecimento e de prestígio no trabalho, além do aumento de dinheiro. Às vezes fala de mudança de opinião e de atitude.

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: A escuridão está prestes a terminar. Esteja de olhos abertos para não perder uma chance.

WIRD

" O Nada "
Destino, Situação em aberto, sem comentários. Essa runa é chamada de "Runa Branca". É a runa da confiança total e do começo.

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: Assim é, e assim será.

1 comentários:

Luna, os links das imagens estão quebrados!! =(