☽★☾ Grimório da Luna

Um blog dedicado a orientação de iniciantes e praticantes solitários da wicca. Blessed be!

Guia de estudos para iniciantes


  
Não é segredo nenhum que para aprender algo nós precisamos primeiro estudar e para estudar corretamente é preciso se organizar, ainda mais quando o objeto de estudo é tão complexo quanto a wicca. Eu sei que no começo existem diversas dúvidas sobre livros, sites e etc. (meu e-mail tá lotado de perguntas assim), então eu decidi dar algumas dicas para quem tá começando a trilhar o caminho dos deuses.
1. Aprenda o que é magia, o que é xamanismo e religiões matrifocais antigas: essa é a base da religião wicca (resgatar esses hábitos pagãos antigos), alguns livros que trazem uma visão bem interessante sobre isso são: Guia essencial da bruxa solitária (no primeiro e no terceiro capitulo), A bruxaria saindo das sombras (capitulo 3). A verdade sobre a bruxaria moderna (toda a primeira parte de magia popular), Magia natural (todo o livro), entre outros.

2. Aprenda o que é wicca, seu inicio e desenvolvimento: isso te ajuda a compreender porque existem diferentes tradições na wicca e etc. recomendo livros como A bruxaria saindo das sombras (capitulos 1 e 2), A verdade sobre a bruxaria moderna (capitulo 7), A moderna feitiçaria (todo livro), Wicca para todos (capitulo 1), A bruxaria hoje (todo o livro), A dança cósmica das feiticeiras entre outros.

3. Deidades reverenciadas na wicca: Essa pare é um pouco complicada, primeiro é bom que vcs relembrem o que estudaram no primeiro tópico sobre as religiões matrifocais e etc. Depois é bom que vocês pesquisem sobre as primeiras deusas reverenciadas (se possivel vejam suas histórias e panteões como os que tem aqui no blog). Depois é que vocês partem para a visão wiccana da deusa, aí eu recomendo Guia essencial da bruxa solitária (capitulo 2), A bruxaria saindo das sombras (capitulo 5), A verdade sobre a bruxaria moderna (capitulo 8), Wicca para todos (capitulo 2), entre outros. Também é bom que vcs entendam todas as referências e modos de ver a deusa e o deus na wicca, não pulem esse tópico até compreenderem totalmente.

4. Práticas wiccanas em geral: essa parte você vai estudar sobre práticas comuns a todas as tradições, como os instrumentos utilizados, o circulo mágico, Sabbaths, Esbaths e etc. Recomendo A bruxaria saindo das sombras (capitulos 6, 7 e 8), A verdade sobre a bruxaria moderna (capitulo 11 ao 17), Wicca para todos (capitulo 3 ao 6), A bruxa solitária (todo o livro), Guia essencial da bruxaria solitária (capitulos 4 ao 9). Depois desse tópico você já deve ser capaz de saber a grande maioria das crenças, conceitos e utilidades da wicca.

5. Essa é a parte de você se auto avaliar tudo que aprendeu e refletir se você quer mesmo continuar, se sim, está na hora de realizar as primeiras práticas sozinho. Você pode primeiro comemorar Sabbaths e depois alguns Esbaths (pode seguir instruções em livros "neutros" como o Guia essencial da bruxa solitária e A bruxa solitária). 

6. Nessa parte você deve ainda continuar algumas práticas sozinho, mas já é hora de começar a distinguir as tradições wiccanas. No livro A verdade sobre a bruxaria moderna no capitulo 10 tem uma boa mostra, aqui no blog também tem algumas especificações de algumas tradições. Cada tradição tem um tipo de autor, que dependendo da sua escolha de tradição voc~e deve adotar, por exemplo, se eu me identifiquei com a wicca gardneriana eu vou ler livros do Gerald Gardner mais especificos sobre a tradição, agora se eu gostei da fairy wicca, eu vou ler livros da Ellen Dugan. Não se preocupem, escolhendo uma tradição, os principais autores dela aparecem em uma pesquisa simples no google, basta verificar a credibilidade do autor.

7. O último passo é a iniciação, você não precisa saber tudo (ninguém sabe tudo), você só deve conhecer os principios, os dogmas, as divindades, a magia natural e ter escolhido que tradição seguir. Se for uma tradição comece a procurar um coven para se integrar ou crie um com esudantes como vc com a mesma escolha de tradição, mas se escolher ser um bruxo solitário você pode encontrar rituais de iniciação em livros especificos como o próprio Guia essencial da bruxa solitária.

  Todo esse processo leva um tempo, não se pressionem para acabar logo. Leiam no ritmo do aprendizado e não queiram ler todos os livros de uma vez, o ideal é assim, um capitulo de cada relacionado ao assunto estudado. Que a deusa iluminem suas mentes, suas almas e purifique seus corações. Tenham força, virtude e perseverança, mas o mais importante tenham paciência, afinal mistérios não são revelados todos de uma vez.
 Também recomendo vocês a lerem livros fora esses do roteiro que os ensinem coisas como herbologia, divinação e etc. Procurem sempre em livrarias por autores confiavéis, não façam práticas que vocês ainda não compreendam, busquem cursos na área da wicca ofericidos por instituições sérias, palestras, videos e etc. Conhecimento nunca é demais, mas lembrem-se, nós passamos a vida inteira aprendendo.  

26 comentários:

bruxas solitárias podem ser de qualquer reiligião, então por que ir atrás de se aprofundar na religião wicca???

 

Olá Babbi, bom a escolha vai da subjetividade da pessoa. O que leva alguém a ser cristão, budista ou judeu? Suas escolhas pessoais, sua busca por uma evolução espiritual, por um caminho. O bruxo solitário pode tanto praticar qualquer tipo de bruxaria que não esteja ligado a Wicca como se quiser pode praticar os mesmos ritos e seguir a religião solitariamente até encontrar um coven ou montar um grupo de estudos. No mais, mesmo que não se siga uma religião é legal conhecer, estudar sobre. Eu mesma, apesar de ser wiccana, adoro estudar religiões, sei o básico de todas as religiões mais comuns do planeta e isso não me faz ser mais nem menos bruxa ;) Gostei da sua pergunta, se vc me permite de indicar um livro leia Humano demasiado humano e O mundo de Sofia, acho q vc vai gostar. Bjus

 

Nossa, muitíssimo obrigada pelo post! É tão difícil saber exatamente o que ler e como se colocar pela primeira vez diante de um universo teórico tão vasto quanto o Wicca... Mas posso dizer que você me ajudou (e muito!)a começar a conhecer esse mundo fascinante que sinto que vivia adormecido em mim desde sempre. Pode parecer desnecessariamente entusiasta, mas é verdade. Estou me dedicando as leituras e me sinto cada vez mais "abraçada". E essa sensação de pertencimento é tão rara e poderosa que não poderia gerar nada além de uma gratidão tremenda. O blog está favoritado no meu coração.

 

Olá Bruna, primeiro muito obrigado pelo carinho e fico feliz que o blog esteja auxiliando na sua caminhada. Espero que esse entusiasmo fomente cada vez mais o seu desejo de conhecer e aprender sobre a religião e que a deusa ilumine e guie tds os seus passos ;)

 

Olá gente boa madrugada eu to estudando pra ser uma Wiccana com minhas uma amiga e namorada e um amigo como eu faço pra chega no primeiro nível ??

 

Olá gente boa madrugada eu to estudando pra ser uma Wiccana com minhas uma amiga e namorada e um amigo como eu faço pra chega no primeiro nível ??

 

Olá Karolaine, primeiramente devo te explicar que a Wicca não possui niveis, pois como religião ela se hierarquiza unicamente com os adeptos e os sacerdotes. Logicamente que se você está estudando a religião é considerada como neófita, ou seja, aprendiz de Wicca e não uma wiccana de fato. Aconselho que você e seu grupo de estudos comecem lendo de forma compartilhada um livro chamado A verdade sobre a bruxaria moderna. Após lerem e discutirem o que realmente significa a bruxaria e a Wicca você podem começar a ler o Guia Essencial da Bruxa Solitária, acredito que as coisas vão ficar mais claras. Aconselho que se quiserem frequentar um grupo de estudos maior ou um coven procurem no site União Wicca por na cidade de vocês. Que a deusa derrame benção e ilumine o caminho de vocÊs

 

Olá meu nome e Yuri, conheci a Wicca e reslvi me torna um bruxo solitario. Mas eu nao tenho dinheiro para compra todos os livos pelo qual me interessei para me torna um bom aprediz. Gostaria que vc me informace alguns sites no qual poderia baixar esse livros em e-book. Desde ja muito obrigado. Quem a Deusa te ilumine...

 

Olá Yuri, aqui no blog mesmo tem td essa literatura que eu indiquei disponivel para download. Em vários outros sites vc tbm encontra. O que eu acho muito triste no Brasil é que o preço dos livros (de qualquer gênero) é muito alto e deixa vários brasileiros na sua situação.
http://grimoriodaluna.blogspot.com.br/p/downloads.html

 

Eu comecei a pouco tempo mas cada dia aprendo a ser um bruxo wicca solitario mas quero livros para estudo solo vc tem algum para endicar

 

Tds os livros indicados aqui são visando os praticantes solitários no inicio de seus caminhos. Mas os três livros mais básicos que vc tem que ler são respectivamente: A verdade sobre a bruxaria moderna, O guia essencial da bruxa solitária e A bruxa Solitária. Tds estão disponíveis para download aqui no blog ;)

 

Olá, aonde encontro os livros para download? Grata

 

Era exatamente o que eu estava procurando. Agradeço muito

 

Olá, tenho 15 anos e ainda não me decidi por qual religião seguir.Gostaria que você me indicasse alguns livros wicca que resaltace o início desta cultura e quais valores pessoais ela nos ensina.

 

OLÁ MEU NOME É JANAINA QUERIA DIZER Q ESTES POSTS SÃO D GRANDE VALIDADE POIS ESTOU COMEÇANDO A ESTUDAR SOBRE A FILOSOFIA DE VIDA WICCA NÃO CONHEÇO NINGUÉM EM MINHA CIDADE Q SIGA ESTA FILOSOFIA POR TANTO SE PUDEREM ME ADD NO FACEBOOK AGRADEÇO POIS COM CERTEZA IREI PRECISAR DE AJUDA PARA TER EXPLICAÇÕES MEU FACEBOOK É NINA MOTTA SOU DE CAMPO GRANDE MATO GROSSO DO SUL DESDE JA AGRADEÇO

 

Olá, tenho 20 anos e sou muito curiosa. Tenho minha religião, mais a um tempo percebi que faço algumas coisas que minha avó me ensinou que não fazem parte dela, como pedras, baralho, ervas para ajudar a curar algumas dores ou para relaxar,signos e intuição. Isso não faz parte da minha religião, mais é muito comum eu fazer, assim como minha mãe e avó. Tem alguma relação com a wicca? Gostaria muito de ajuda. Onde posso achar alguém ou até um livro que possa tirar minhas dúvidas. Muito obrigada de já.
ps: A pedra que deixo junto a mim, é olho de gato.

 

Oi Boa noite eu queria que vc anotace meu número pra nos podemos se falar no zap zap tenho umas dúvidas e eu acredito que eu não ache vccpor acaso bejus 024999395203

 

ola meu nome e erika e sou uma iniciante e gostaria muito de me aprofundar mais , gostaria de saber quais os metodos mais indicados livros como começar como lidar tudo que uma bruxa prescisa saber,desde ja agradeço ,gostaria de fazer algumas amizades para trocar experiencias.

 

Olá, tudo bem? Obrigada pelo post. Sinto que tenho a alma de bruxa, que em alguma outra vida desenvolvi dons que fazem parte de mim até hoje mas, não consigo me identificar com os rituais. Você tem alguma opinião sobre isso? Obrigada.

 

queria saber se tem outro meio de comunicar com vc como whastsApp? Grata Su Oliveira

 

queria saber se tem outro meio de comunicar com vc como whastsApp?

 

Primeiramente dá para começar estudar wicca escrevendo sobre wicca em qualquer caderno escrevendo depois comprar um livro tipo estuda no caderno ?

 

Olá
Quem quiser conversar sobre wicca /bruxaria pode chamar no whats 042999888173

 

Luna eu posso me tornar fada?ah eu me chamo Janaina

 

Luna eu posso me tornar uma fada?me responde o mais rápido possível.obrigado eu amo seu blog.ah eu me chamo Janaina.

 

Bom essa pergunta pode ser meio boba haha,mas tenho duvida então não custa perguntar :)
Eu ja li quase tudo sobre a wicca e meu objetivo agr eh ser iniciado e montar meu altar o mais rápido possível(tenho 14,meus pais não sabem q estou em outra religião hahacomplicado)
A pergunta eh: oque devo fazer dps de ser iniciado? ^^