☽★☾ Grimório da Luna

Um blog dedicado a orientação de iniciantes e praticantes solitários da wicca. Blessed be!

Abra os olhos: religião não se vende!


Eu já manifestei em um dos primeiros posts a repulsa que eu tenho em relação a comercialização de informações sobre qualquer tipo de religião. Vejo muitos pagãos declarando que o cristianismo extorque os fieis arrancando-lhes dinheiro, que moral eles tem para dizer isso, se o mesmo está acontecendo com a wicca? Hoje mesmo eu recebi um e-mail de um site pagão ao qual sou registrada e no e-mail dizia o seguinte: Amanhã uma grande reunião no bosque ... para esclarecer sobre a grande religião da deusa e ensinar diferentes ritos, também haverá formação de covens. Vamos estar no parque .... você deve trazer apenas velas da cor da sua preferência, incenso e a simbolica quantia de R$ 50,00 pela reunião  e se desejar ingressar em um coven R$ 65,00.
  A minha primeira reação foi um choque total. Eu nem acreditei que eles chegariam a tal ponto: cobrar por um bate papo???? Queridos tenham muito cuidado com esses charlatões que andam por aí espalhando que são sacerdotes wiccanos e etc, verdadeiros wiccanos jamais cobram nada para ensinar o caminho de luz a alguém, fazemos isso pelo amor a deusa. Também não acreditem em cursos para se tornar um wiccano, isso não existe! Ninguém pode te tornar um wiccano, a não ser você juntamente com os deuses.
  Claro que eu não estou dizendo que todos os eventos da wicca são gratuitos, não. Existem cursos de diversas áreas como cursos de quiromancia, de tarot, de ervas e cristais e etc, nesse caso a cobrança é justificada porque o sacerdote está no papel de professor, mesmo assim não acredito que verdadeiros wiccanos lucrem muito com isso já que o dinheiro recebido serve uinicamente para cobrir os gastos.
  Existem também os escritores sérios que tem que ganhar alguma coisa para se sustentar, mas eles não distorcem a religião como certas pessoas o fazem para ganhar mais dinheiro sobre a religião. Mas não acho que seja justo alguém pagar para um sacerdote lhe esclarecer uma dúvida ou realizar uma cerimônia de casamento. A cada dia que passa fico mais decepcionada com a atitude de certos covens e de certas pessoas que se dizem wiccanos, mas não passam de charlatões se aproveitando da boa fé das pessoas.
  Devemos acreditar na deusa? Sim. Devemos querer aprender mais sobre a religião? Sim. Mas não devemos ser cegos e alienados, e sim pedir a deusa discernimento entre o que verdade e o que mentira. Para evitar esses absurdos como o que eu descrevi, jamais, JAMAIS aceite pagar qualquer quantia a qualquer pessoa que se diga wiccana por conselhos, explicações, reuniões ou para entrar em algum coven. O pagamento só é justificado por algum serviço como: eventos de grande porte (onde a instituição tem de arcar com o preço de enfeites, palestras e comida), de cursos sobre alguma área exotérica e sobre livros ou apostilas de autores sérios e reconhecidos. Para evitar ser vitima dessas calúnias eu proponho que todos pagem apenas por eventos ou cursos admnistrados ou de conhecimento da ABRAWICCA (Associação Brasileira da Arte e Filosofia da Religião Wicca), pois essa divulga em seu site grandes eventos do mundo pagão e cursos diversos http://abrawicca.com.br/
  Porém, se você se interessar por algum curso ou evento wiccano que não seja anunciado lá, você deve primeiro procurar as referências do coven ou instituição que realizará o curso ou evento, verificar os palestrantes (se estes tem uma carreira séria no mundo pagão) e claro, questionar o valor a ser pago (pq é essa quantia, o q justifica esse valor?).
  Eu não quero que o que eu disse aqui seja viso como uma afronta, é simplismente um conselho. estou abrindo seus olhos, agora cabe a você a decisão: se vai enxergar a luz ou cobrir novamente os olhos com a venda da ignorância. Paz e iluminação no caminho de todos.

1 comentários:

Estou iniciando na Arte e tenho visto esse tipo de coisa com frequência. Também me assustei, pois é incrível como o ser humano faz com que absolutamente tudo vire mercadoria.