☽★☾ Grimório da Luna

Um blog dedicado a orientação de iniciantes e praticantes solitários da wicca. Blessed be!

O amigo de toda bruxa: o Grimório


 Grimório é um diário mágico onde bruxas ou bruxos escrevem práticas pessoais, conhecimentos, receitas, feitiços, sonhos e etc.
Primeiro vamos ao significado literal da palavra, grimório é uma derivação de uma palavra francesa antiga que queria dizer gramática. Algum tempo depois surgiu também a denominação Book of shadows (Livro das sombras), sombras que não devem ser remetidas a trevas ou algo parecido, é apenas um jeito de dizer que ele contém segredos.
  Eu acredito que todo iniciante na arte da wicca deva fazer seu grimório, seja pra ir escrevendo coisas que está aprendendo, significados, rituais e etc. Assim fica mais fácil de sintetizar o conhecimento. Muitas pessoas são cheias de frescuras quanto aos grimórios (um bruxo tem vários durante a vida, eu já tenho uns 5), alguns dizem que só se pode ter um depois de iniciado, outros dizem que tem de ser um livro em branco ou em folha de pergaminho e etc. Tudo baboseira! Você pode ter um grimório a partir do momento que você começa a estudar a wicca e ele pode ser desde um livro personalisado, até uma simples agenda.
  Como esse vai ser o primeiro Grimório de vcs eu sugiro que não se importem muito com a aparência ou tipo de livro ou caderno, mas se quiser personalisar tudo bem. Na primeira página vocês podem fazer uma espécie de folha de rosto com o nome grimório, um simbolo wiccano de sua preferencia, na próxima página vc pode colocar um poema, oração o invocação aos deuses e aí então, começar a dividir seu Grimório de aprendiz por capitulos. Ex: história do xamanismo e da wicca, principios da wicca, leis wiccanas, festivais e etc. Mas isso é uma coisa bem pessoal e vai da forma do aprendizado de cada um. 

1 comentários:

Achei seu blog lindo, uma pena eu ter descoberto ele só agora. recentemente eu me interessei pela cultura wicca e um pouquinho da celta, foram os únicos seguimentos que me atrairão, eu não tenho religião. mesmo assim tem certos pontos que eu não concordo mas em fim...obrigado por me ensinar um pouquinho desse rico e místico mundo. não importa se acreditamos em algum deus, o importante é termos algo para acreditar e que cure nossa alma quando estiver ferida. é isso...desculpe esse texto grande....^^